ROI marketing e suas características

dezembro 06, 2017
by Ready to Do

Você sabe o que significa o termo ROI? É uma expressão em inglês para “Return Over Investment” ou “retorno sobre investimento”. Por meio desse indicador é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando, ou até mesmo perdendo, em cada investimento realizado.
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O ROI é bastante utilizado para a viabilidade econômica de certos investimentos. No marketing, por exemplo, é utilizado para campanhas de comunicação, ações de marketing, investimentos em publicidade, dentre outros. Esse indicador é fundamental para que se possa analisar o desempenho pelo prisma financeiro e orçamental de cada projeto.

Neste post iremos abordar a importância do ROI marketing, como calculá-lo, como avaliar seus resultados e as vantagens de utilizá-lo. Continue com a gente!


CARACTERÍSTICAS DO ROI MARKETING


É fundamental calcular o ROI das ações realizadas. Isso facilita a tomada de decisões sobre os investimentos futuros, já que é possível avaliar o desempenho com maior precisão. Com isso é possível entender quais as estratégias e as ações que devem ser mantidas, quais precisam de melhorias e quais devem ser descartadas.

Como esta análise você poderá definir as melhorias para o retorno desse investimento, como a otimização de campanhas ou o redirecionamento do orçamento.

Até agora falamos sobre calcular o ROI – mas, afinal, como fazê-lo? Agora vamos explicar para ajudar você com esse cálculo.


CALCULANDO O ROI



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Para fazer o cálculo, o profissional de marketing precisa reunir algumas informações específicas sobre a empresa:

A fórmula utilizada para esse cálculo é a seguinte: ROI = [(lucro – investimento) / investimento] *100. Cada elemento é importante e precisamos explicá-los com cuidado para que o cálculo efetuado seja o correto.
  • Lucro: é referente ao valor obtido de lucro por uma empresa a partir de uma ação. É possível também calcular o ROI utilizando o faturamento total da ação no lugar do lucro. Porém, para que isso seja possível deve-se somar o custo de produção do que foi vendido ao investimento.

  • Investimento: é o valor que a empresa disponibiliza para a realização de um projeto, campanha ou ação. E, por fim, devemos multiplicar o resultado da fórmula por 100 para obter o valor do ROI em porcentagem (que é a métrica apresentada).
Para melhor entendimento, vamos dar um exemplo:

EXEMPLO

Imagine que uma empresa quer testar um canal de comunicação. Para esse teste, a empresa investe R$ 10.000 em uma campanha no Facebook. E o lucro obtido nessa campanha foi de R$ 20.000. E qual foi o ROI obtido?

ROI = [(lucro – investimento) / investimento] * 100 ROI = [(20.000 – 10.000) / 10.000] * 100 ROI = 100%

Vale lembrar que o resultado final pode variar bastante, mas o importante é compará-lo com as metas estabelecidas no planejamento.

É importante que, com a aplicação do ROI, seja possível analisar:

  • As metas foram atingidas?
  • O que influenciou nesse resultado?
  • Existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno?
  • O que as ações de alto ROI possuem que é possível replicar nas outras?
  • A sua empresa possui resultados melhores do que as demais players do setor?

Conseguiu compreender como calcular o ROI?

Agora você já pode aplicá-lo na sua empresa e conferir melhor os resultados.


VANTAGENS DE ANALISAR O ROI

Conheça as vantagens de considerar o retorno sobre investimento como peça central do planejamento de negócios:

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  • Corte de gastos desnecessários
Analisar o retorno sobre investimento e agir sobre os dados encontrados vai além de oferecer segurança para a tomada de decisões importantes.

O efeito dessa avalição mostra também quais são os investimentos que vale a pena manter, automaticamente se evidenciam também as táticas que se deve abandonar. Desse modo, os gastos que não produzem lucros podem ser eliminados.
  • Resultados duradouros
Acompanhar o retorno sobre investimentos é um processo contínuo e que não pode ser deixado de lado. Como o objetivo final de qualquer empresa é ser lucrativa de maneira consistente, a gestão sobre o ROI permite com que você trabalhe construindo resultados duradouros, atuando com diferentes estratégias no curto, médio e longo prazos.
  • Aumento na autoestima da equipe
Trabalhar em uma empresa que possui um bom desempenho, em que os projetos criados funcionam bem e os objetivos traçados são alcançados, é algo que todos desejam no ambiente corporativo, não é mesmo? É justamente esse ambiente que você estará ajudando a criar ao avaliar o ROI de cada projeto. Afinal, todos se sentem bem quando seu esforço é mensurado e reconhecido de forma direta.

Mantendo uma comunicação clara, os funcionários sentem que a empresa valoriza sua contribuição, fazendo com que os mesmos se tornem defensores da marca – ponto muito importante, já que eles são os mais prováveis embaixadores da sua empresa com o mercado!

Além disso, uma equipe motivada significa maior competitividade da organização em relação à concorrência, pois todos buscarão alcançar os melhores resultados.

Para ajudar você mais com essa comunicação interna, temos um post aqui no blog sobre os benefícios dessa comunicação.
  • Fortalecimento da cultura
O ROI pode ter efeito até mesmo na formação da cultura da empresa.

Avaliar bem esse indicador e trabalhar baseado nele ajuda todos a ter um olhar analítico sobre o trabalho; focar nos resultados; ser imparciais ao tomar decisões; e entender melhor o que funciona para a empresa e o que ela espera de cada um.

Diante disso, pode-se dizer que o ROI tem um profundo impacto sobre a sua empresa, tanto nos resultados imediatos de marketing e vendas quanto na capacidade de se manter relevante no mercado.

A IMPORTÂNCIA DO ROI


Com o cálculo do ROI é possível que as empresas avaliem seus objetivos e metas para assim redefinir suas estratégias de marketing, buscando outras alternativas e, se necessário, modificando o planejamento de suas campanhas, focando principalmente nas ações que o ROI foi mais positivo.


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Como visto, o cálculo do ROI serve para inúmeros propósitos. Pode ser utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos. Serve também para medir a situação atual do projeto do ponto de vista financeiro e principalmente como que os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa em um âmbito geral, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Então, use informações como ponto de partida para tomar boas decisões e lucrar mais.

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