Marketing de conteúdo: por que investir?

outubro 10, 2017
by Ready to Do

O marketing de conteúdo tem como objetivo aumentar a sua rede de consumidores e clientes potenciais por meio da criação e da distribuição, das diversas formas, de conteúdo de qualidade realmente valioso e relevante para o seu público-alvo.

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E isso tudo é importante? Sim! Porque dessa forma você consegue atrair a atenção e o interesse dessas pessoas, fazendo com que elas se envolvam com a sua marca e vejam o valor do seu negócio, construindo uma imagem positiva da empresa e, consequentemente, gerando mais vendas.

Sabendo disso, o marketing de conteúdo possui três vantagens:


AS VANTAGENS

Usar o marketing de conteúdo é uma forma de engajar o seu público-alvo, através da criação de conteúdo relevante, gerando valor que permite ganhar dinheiro através da comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a esse público-alvo.

  • Posicionamento da empresa na web
Há diversos conteúdos publicados na web e a cada segundo aparecem diversas opções de pesquisas. Por isso, os mecanismos de busca – Google, por exemplo – fazem análises periódicas em tudo o que está disponível e cria rankings de relevância para apresentar os resultados.

Dentre os critérios para o ranqueamento, estão: originalidade, profundidade e engajamento do público. É por isso que empresas que querem ser encontradas por seus consumidores potenciais precisam publicar conteúdo original e precisam entregar conhecimento para esses consumidores.

  • Engaja o público-alvo e aumenta seus potenciais clientes
Engajar o público com a marca fica cada vez mais difícil. Com controle sobre o que querem ver, ler e ouvir, as pessoas valorizam conteúdos que realmente sejam diferenciados e as proporcionem conhecimento.

E para aumentar os clientes em potencial? É essencial que você utilize uma boa estratégia de conteúdo, pois quem não gostaria de ser encontrado na internet, não é mesmo? Quanto mais pessoas chegam ao seu site, por exemplo, mais leads são gerados e maiores são as suas chances de vender.

  • Conduz leads pelo funil e gera mais vendas
Tenha em mente que nem todos que visitam o seu site estão prontos para fazer uma compra. Como a confiança é um dos principais itens para a tomada de decisão, entregar conhecimento por meio de conteúdo relevante pode ajudar os leads a percorrer a jornada de compra – também conhecida como funil de vendas. À proporção que eles conhecem ainda mais sobre o seu negócio, têm suas dúvidas sanadas e encontram respostas para seus problemas.

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Em outras palavras, o marketing de conteúdo é uma estratégia com ótimo custo-benefício, pois agrega para a sua empresa a construção e a emissão de mensagens que fortalecem a marca e o ajudam a vender. É também por meio dele que a marca abre diálogo para seu público-alvo, fortalecendo o relacionamento e potencializando os negócios.


E POR QUE INVESTIR?

Chegou até aqui na matéria e ainda está com dúvida se realmente vale a pena investir nessa ferramenta em seu negócio? Temos oito motivos para você incluir no seu marketing de conteúdo. Veja a seguir:

  • Melhorar o relacionamento com leads e clientes
Desenvolvendo conteúdos de qualidade e relevantes para a sua persona, a sua empresa consegue se relacionar com seus consumidores e leads durante todo o seu ciclo de compra e em diversos momentos de contato com a marca.

Além de trazer vantagem competitiva e aproximá-lo das pessoas, ele também transmite confiança e estabelece o seu negócio como referência no seu campo de atuação. Assim, as chances desse consumidor procurar o seu concorrente ou desistir da compra no meio do processo são menores.

  • Ampliar o engajamento com a sua marca
Uma coisa é fato: as pessoas não criam laços com empresas que só falam dos seus produtos e procuram de todas as formas vender os seus serviços. E é nesse cenário que entra o marketing de conteúdo e de uma boa estratégia.

Com conteúdos relevantes, sua empresa estabelecerá uma relação de confiança e permanecerá presente em diversas etapas da vida do seu consumidor. Pense: você já se colocou no lugar do seu cliente? Ele pode contar com a sua empresa para resolver os problemas do dia a dia? Assim, torna-se mais simples fazer com que ele engaje com sua marca.

  • Ter defensores da marca
Sem uma estratégia de branding é muito mais difícil uma empresa alcançar grandes patamares no mercado, já que estamos falando da construção e da gestão de uma marca. O processo traz personalidade para a empresa e para o produto; e isso aproxima o público-alvo, pois ele deve se identificar cada vez mais com ela.

Essa divulgação é muito forte e importante para todos os portes das empresas. Cada pessoa que indica o seu produto e/ou serviço para outras gera ainda mais leads que, provavelmente, irão procurar o seu negócio quando sentirem necessidade. Por isso aqui o marketing de conteúdo é determinante, tanto para criar defensores da sua marca quanto para nutrir e desenvolver a confiança das pessoas para as quais indiquem o seu negócio.

  • Ganhar visibilidade
O marketing de conteúdo também é uma ferramenta e tanto para aumentar a visibilidade da sua empresa nesse universo on-line. Isso irá incluir blogs, sites, redes sociais etc. Com um bom posicionamento nesses ambientes, você será encontrado com mais facilidade por seus clientes e leads.

Tenha sempre em mente a seguinte frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Essa é uma grande chave para o sucesso em um mercado tão competitivo como atualmente.

  • Estar presente de diversas formas na vida do seu cliente
Quando o marketing de conteúdo é bom, ele apresenta diversas formas de interagir e entregar conteúdo de qualidade para as pessoas, seja através de blogs, redes sociais, e-mail marketing, podcasts, dentre outros. Em outras palavras, você multiplica as possibilidades de impactar e estar presente no dia a dia do seu público-alvo.

  • Trazer conteúdo relevante para nutrir os leads
Conteúdo de qualidade é importante para nutrir o seu público-alvo. E como fazer isso? Uma estratégia forte e bem-estruturada faz a diferença. Para desenhar essa nutrição de leads, aproveite todos os canais que estão à sua disposição. E a melhor forma de alimentar esses canais é através de materiais desenvolvidos pensando no seu público-alvo, na persona, nas suas dificuldades e dúvidas.

  • Aumentar as suas vendas
Acho que esse é um grande objetivo das empresas, certo? Trazer mais vendas – o que acaba gerando um aumento do faturamento e os lucros do seu negócio. Nesse ponto o marketing de conteúdo também desempenha um papel fundamental, pois no momento em que precisam de um produto e/ou serviço, as pessoas tendem a se lembrar das marcas que estivem ao seu lado em todos os momentos.

Se sua empresa foi aquela que ajudou a pessoa em uma hora de dúvida ou indecisão, que trouxe a informação correta quando ela precisou e que esteve sempre disposta a atendê-la, são grandes as chances de sua marca ser escolhida no momento de decisão da compra.

Mas não é só isso. O marketing de conteúdo também ajuda a motivar uma venda. Para ajudar você com isso, trabalhe com cases e depoimentos de clientes; explore vantagens dos seus produtos em vídeos e imagens. Isso poderá lhe trazer bons resultados.

  • Trabalhar com seus clientes no pós-venda
Você sabia que o relacionamento com o seu cliente não acaba após a venda? A fidelização de um cliente e a sua recorrência são fundamentais para o faturamento da empresa e impactam muito nos seus resultados. Lembre-se: um cliente satisfeito com o seu serviço tem mais chances de retornar; além de recomendar a sua marca, como citamos acima.

O pós-venda é determinante e esse relacionamento precisa ser construído para que sua empresa não seja esquecida. É nesse ponto, mais uma vez, que os materiais e as estratégias de marketing de conteúdo são presentes e importantes. A confiança de um cliente precisa ser sempre alimentada.

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O marketing de conteúdo agrega valores a sua marca. Quanto mais pessoas acessarem os seus conteúdos, maior o número de leads gerados e, se forem bem nutridos, maior o número de vendas e maior o seu faturamento. Conteúdo de qualidade é mais do que a apresentação da sua empresa, é ponto crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Sabemos que conquistar o seu espaço se torna cada vez mais concorrido e difícil. A verdade é que apenas conteúdos de qualidade irão se destacar e serem lidos. É um grande desafio; é preciso estar dentro do marketing de conteúdo e preparado para mergulhar nesse universo.

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