Marketing promocional: criando uma estratégia

outubro 05, 2017
by Ready to Do

O marketing promocional é uma ferramenta importante para qualquer empresa que deseja expandir o seu negócio, competir em igualdade com a concorrência e ainda conseguir fidelidade e satisfação dos seus clientes.

marketing promocional

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o marketing promocional é conceituado como a “comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços”.

Mas ao contrário do que se imagina, o marketing promocional não se restringe apenas ao apelo direto ao consumidor; também pode movimentar internamente as equipes de vendas para conseguirem resultados mais relevantes e maior lucratividade para a sua empresa.

Há muito o que saber sobre como realizar ações de impacto positivo no mercado. Com isso, apresentamos a seguir três formas de como fazer o marketing promocional para o seu negócio.


MARKETING PROMOCIONAL: COMO FAZER?

Antes de tudo, é necessário fazer um plano estratégico para conferir o que sua empresa precisa. Após essa análise do público-alvo que as ações pretendem atingir, fica mais fácil efetuar um plano eficiente de marketing de promoção.

  • Interação é a chave
Na busca por construir a imagem de uma marca, a interação entre a sua empresa e o seu público-alvo é indispensável para obter uma reputação diante do mercado. É possível estabelecer uma relação de confiança e conhecimento mútuo entre empresa e clientes, essencial para a divulgação de novos produtos.

Por isso, parte das ações do marketing promocional se dá no PDV, local de contato direto entre forças de vendas e merchandising ao público consumidor. Todos os profissionais que trabalham diretamente com o público devem ser a parte ativa dessa estratégia de marketing para fortalecer o conceito da campanha e conferir unidade nas ações de todos os colaboradores diante dos clientes.

  • Integre seu marketing promocional em todos os canais
O ideal é utilizar ações que se desdobrem em mais de um ambiente, para envolver positivamente o consumidor e ainda alcançar diversos objetivos simultaneamente.

Um bom exemplo são as ações das marcas de chocolate que dividem suas promoções entre marketing outboundcustomização do PDV, abordagem de promotores que ajudam a vender o produto e explicar a mecânica para cada cliente. Tudo isso é feito junto do marketing digital e interações nas redes sociais.

Nesse exemplo, além de promover um motivo adicional para a venda diante das concorrentes, ações integradas de marketing promocional ainda podem conquistar um novo consumidor e coletar seus dados pessoais, através de cadastro necessário para participar de sorteios ou coisas do gênero.

  • O tradicional marketing promocional
O processo de distribuição de brindes marca presença não apenas no momento que o cliente recebe o brinde, mas também em todas as vezes que for utilizado depois – além de agregar valor para a marca ao oferecer um presente útil, como bloco de notas, por exemplo. Isso ainda demonstra cuidado e preocupação com a satisfação de clientes e fornecedores.

Demonstrações e degustações no PDVs são técnicas excelentes para ativar a inserção de determinado produto em um novo mercado consumidor. Ofertas são quase onipresentes em qualquer tipo de negócio e costumam alavancar as vendas. Os incentivos internos, por sua vez, servem para mirar o marketing promocional internamente, motivando sua força de vendas a conseguir resultados cada vez mais relevantes.

O marketing promocional incrementa a percepção de valor do cliente perante a sua empresa e faz dela um modelo de negócio que agrada as pessoas e as fideliza, estimulando-as a comprar sempre em um local conhecido.

Com isso, veja a seguir alguns exemplos de marketing promocional para aplicar na sua empresa:


EXEMPLOS DE MARKETING PROMOCIONAL

O marketing promocional é uma estratégia muito importante para qualquer empresa – já que toda marca quer ser vista e consumida. Para melhorar seu conhecimento sobre esse marketing, separamos alguns exemplos:

  • Apresentação de serviços e/ou produtos:
Essa ação vale mais para pontos de vendas físicos, mas também pode despertar alguma ideia de como ele pode ser utilizado em e-commerces.

É uma ação comum e tem como principal meta inserir o consumidor ou um possível cliente em contato com o serviço ou produto ofertado por sua empresa. A estratégia é feita, por exemplo, através de distribuição de amostras gratuitas para que a pessoa possa experimentar o produto/serviço e, assim, consumi-lo – já que sua vontade será despertada no ato da degustação.

  • Distribuição de brindes
Essa ação é ótima para fazer com que seu consumidor se lembre de sua marca onde quer que ele esteja. Você pode distribuir itens como chaveiros, ímãs de geladeira, canetas, e diversos brindes que qualquer consumidor gosta!

  • Abordagens e blitze
São maneiras que a marca tem para atingir o seu consumidor. A ação consiste na distribuição de um determinado material visual – como um flyer ou um folder que fale sobre a empresa – para que, dessa forma, chame a atenção das pessoas fazendo com que elas procurem mais sobre a sua marca e o seu produto.

marketing promocional

O folheto acima é um exemplo do que trabalhamos aqui, na Ready to Do. Os folhetos são utilizados para fazer publicidade de diversos serviços e produtos. Eles geralmente sabem o público-alvo, qual o nível de conhecimento desse público, quais são seus interesses etc. São todos os elementos que despertam o interesse do público.

Sabendo um pouco mais sobre os folhetos, não deixe de conferir o nosso portfólio e saber todos os produtos que trabalhamos.

  • Incentivos
Incentivo é uma estratégia para a fidelidade das empresas, como programas de milhas, acúmulo de pontos por compra, dentre outros. Ao se sentir recompensado, o cliente se sente atraído em consumir ainda mais produtos de sua marca.

  • Ofertas e promoções
Essa é uma das melhores ações para se destacar, e ela pode estar ligada ao trade marketing. Então, seja em loja física ou e-commerce, procure sempre um diferencial para o seu público.

Um exemplo é: imagine que o cliente vai até o shopping comprar roupas novas e a sua loja está com liquidação. Provavelmente chamará mais a atenção do cliente referente às outras lojas.

Essas ações são ótimas para a captação do seu cliente, pois o consumidor geralmente não dispensa uma promoção – já que ele acredita que está com vantagem em relação a isso.

marketing promocional

O marketing promocional se torna amplo, repleto de novidades e a cada dia cresce em conceitos, novas fórmulas, e sempre agregando ainda mais valor pela satisfação e conquista dos clientes.

Como citamos anteriormente no texto, alguns exemplos, como programas de fidelização, acúmulo de pontos etc; na qual o consumir é atraído pela relação de que, se ele compra, ele terá benefício da troca por algum outro produto ou serviço é uma forma de utilizar esse marketing

Podemos falar, também, das parcerias criadas entre empresas de produtos e serviços que criam estratégias de marketing que atraem os consumidores para um mercado cada vez mais amplo – como as bandeiras de cartões de crédito, que vinculam seus produtos a diversas empresas que geram benefícios para os clientes.

Independentemente de qual ação você escolher, procure sempre planejar e alinhar as informações com sua equipe para entender o perfil do seu cliente e qual a melhor ação que irá atingi-lo. Assim, além de conquistá-lo, pode ser uma forma dele promover a sua marca para outras pessoas, fazendo um marketing de relacionamento.

contato ready to do