Estratégias de marketing e a sua composição

setembro 26, 2017
by Ready to Do

estratégias de marketing

A estratégia de marketing envolve diversos recursos para desenvolver e vender produtos ou serviços que ofereçam maior valor perante os concorrentes. Para desenvolver uma boa estratégia de marketing, é preciso passar por alguns passos – como analisar o mercado em que o produto atua, estudar o consumidor, seus concorrentes e entender também os diferenciais do seu produto.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o significado das estratégias de marketing.


COMPONDO SUA ESTRATÉGIA

Para compor uma estratégia, é importante em primeiro lugar conhecer a fundo a sua empresa, ter em mente a sua missão, os objetivos do marketing, objetivos financeiros, o mercado em que ela atua e seu posicionamento.

Para ficar mais claro, vamos explicar resumidamente sobre cada um:

  • Missão
A missão nada mais é do que a razão de ser da empresa; ou seja, a razão dela existir e o que ela vem fazer no mercado e na sociedade. É na missão que se detalha como a empresa espera ser reconhecida pelos clientes e outros stakeholders.
Então, toda empresa precisa ter uma missão. Qual é a missão da sua?

  • Objetivos de marketing
Os objetivos de marketing podem variar de acordo com o momento da empresa e do mercado.

Para muitas empresas esses objetivos podem ser reduzir seus custos de aquisição de cliente por semestre; aumentar a sua fatia de marketing share; manter a taxa de crescimento em cada trimestre no próximo ano. Esses objetivos geralmente estão ligados a vendas e ao desenvolvimento do produto ou do mercado.

  • Pesquisas de mercado
Conhecer o máximo possível das características do seu mercado é importante para entender se o produto está posicionado para os consumidores que realmente desejam esse item ou serviço.

A pesquisa de mercado do seu produto também é um investimento necessário e fornece elementos essenciais para a aproximação do seu produto com o seu consumidor, seja pela análise desses consumidores ou mesmo pela análise da concorrência.

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O SIGNIFICADO DE TER UMA ESTRATÉGIA

Quando falamos sobre ter uma estratégia de marketing, afinal, o que isso significa? A própria ideia de traçar uma estratégia já diz que é preciso planejamento.

Porém, para se obter uma estratégia bem-sucedida precisamos ir além de um planejamento. É importante acompanhar os resultados da execução desse plano e fazer as correções de rotas necessárias no decorrer do ano. Para isso, veja algumas dicas abaixo:

  • Defina objetivos claros
Uma das tarefas mais importantes quando se está criando um planejamento é definir os objetivos do projeto. Sem a definição desses objetivos não é possível criar um planejamento, pois ele representa o fim – o resultado esperado.

Quando um objetivo é mal definido, ele pode causar mensagens equivocadas na equipe; pode, também, dificultar o processo de tomada de decisão; assim como também pode levar o projeto para um caminho diferente do que você tinha em mente.

Mas como definir os objetivos? Bem, os objetivos podem ser traçados utilizando a técnica SMART, que conquiste em:

S (specific – específico): O seu objetivo precisa ser o mais detalhado possível; todos os envolvidos precisam entender e visualizar o resultado que esperam chegar.
Uma meta transparente faz com que todos os esforços sejam direcionados a um mesmo caminho.

M (measurable – mensurável): Para saber se você está perto ou longe de atingir o objetivo determinado, precisa de um indicador para medi-lo, seja através de valores, percentuais, quantidade etc.
Apenas assim será possível acompanhar os resultados durante toda a execução do plano e entender se ele está sendo desenvolvido de forma coerente e na velocidade correta.

A (achievable – atingível): O objetivo deve ser encarado como um desafio e ser celebrado como uma grande conquista – e não deve ser algo inalcançável, pois isso pode levar à desmotivação dos envolvidos. Cuidado para não traçar metas muito agressivas, mas também não muito brandas.

R (relevant – relevante): O objetivo deve ser importante e significativo; isso gera um propósito na meta desenvolvida e motiva todos a buscarem a grande recompensa no fim do projeto.

T (time – tempo): Em todo objetivo deve existir um prazo, um limite, um posicionamento na linha do tempo. Caso não o tenha, nunca terá um fim; nunca saberá quando foi atingido e neutraliza qualquer forma de controle.

Após definir o que se pretende alcançar é mais fácil focar nas ações que irão ajudar a empresa e o tempo que levará para o desenvolvimento. Por isso, ter uma estratégia de marketing só funciona quando o objetivo está bem definido e compartilhado com todos da empresa.

  • Tenha um alinhamento estratégico
O alinhamento estratégico começa com o conhecimento dos mercados em que a empresa opera, pois isso torna a estratégia real e coerente com as possibilidades e com as oportunidades existentes.

Mas como alinhar a estratégia para crescimento?

Tenha uma estratégia corporativa porque a alocação das pessoas, do tempo e do dinheiro na busca de um crescimento rentável é um grande esforço para a empresa e, por isso, todos os esforços devem estar nessa mesma direção. Cuidado também para não subestimar e para não valorizar demais o produto que possui.

Uma estratégia de marketing gera uma demanda no mercado para os produtos e serviços da empresa; a estratégia de vendas transforma essa demanda do mercado em receita, com venda de produtos e serviços através do aumento de clientes e, por isso, é importante que esses clientes sintam que a promessa de vendas foi atingida.

E, por último, tenha uma estratégia para gerir, manter e conquistar talentos, pois é importante construir uma equipe capaz de definir e executar cada uma das estratégias.

  • Siga boas práticas
A globalização exige uma competitividade para as empresas se manterem no mercado com perspectivas de crescimento. Para atender às expectativas do cliente, é preciso ter a confiabilidade e isso é conquistado atendendo os clientes no prazo determinado com a qualidade e o preço esperados.

Desenvolva, também, políticas que estejam em sinergia com o que seus consumidores esperam e desejam para suas vidas; mostre que seus produtos seguem os parâmetros sociais esperados por eles – hoje é preciso gerar valor além dos produtos e se preocupar com a sociedade como um todo.

  • Analise resultados
Como saber se a estratégia está funcionando? O jeito é acompanhar e analisar os resultados do trabalho que está sendo feito.

No caso do marketing, isso acontece por analisar as métricas e KPIs. Essas métricas são dados relevantes e devem ser definido durante o planejamento. Depois disso é monitorar as ações comparando-as com os objetivos definidos e ver se o negócio está no caminho certo.

Criar e implantar uma estratégia de marketing não é um investimento apenas de grandes organizações. Os pequenos e médios negócios também podem – e devem – ter essas estratégias.

A formulação de estratégias de marketing e comunicação deve ser sempre compreensível, assertiva e mensurável. As estratégias devem, também, ser comunicadas com riqueza de detalhes em todos os níveis da empresa, para que sejam executadas com disciplina, porque elas determinarão o foco da empresa.

Neste post você compreendeu mais sobre como compor uma estratégia de marketing e o significado de se ter uma estratégia como essa. Se você quiser saber mais sobre as principais estratégias, pode acessar nossa postagem com esse conhecimento.

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