6 dicas para elaborar um plano de comunicação

março 01, 2018
by Ready to Do

Planejar a comunicação é definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para alcançar os objetivos traçados. É definir o que, como, quando e com quem falar.

plano de comunicação

É por meio desse planejamento de comunicação que se estabelece como a proposta de valor será entregue para o público-alvo.

ENTÃO, POR QUE DEVEMOS TER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO?


O planejamento de uma ação e estratégia deve ser assertivos, eficazes e direcionados a um público específico. O plano de comunicação, portanto, é fundamental nesse processo, pois ele compreende todas as etapas anteriores à implementação de qualquer ação.

E o que considerar na hora de fazer um plano de comunicação? A seguir vamos mostrar para vocês seis dicas para você elaborar o seu plano de comunicação com sucesso!

1. Entenda a estratégia de negócio
O planejamento de comunicação deve estar sempre alinhado à sua estratégia empresarial, contribuindo para conquistar os objetivos globais do negócio, sejam eles ligados à venda ou à construção de marca. Para entender como essa estratégia funciona, você precisa conhecer o mercado em que a empresa está inserida, quem são os competidores, quais são as perspectivas econômicas do setor e quem são os clientes ou o público que deseja ser atingido. E, além disso, é importante saber onde a empresa quer chegar.

Além de satisfazer o cliente é importante entender a capacidade produtiva e o momento que sua empresa vive, isso ajuda a dimensão que o plano de comunicação deve ter, pois se os esforços gerarem resultados muito superiores à capacidade produtiva, sua empresa não conseguirá atender aos anseios de seus clientes e muitas vezes isso pode gerar um outro problema. Encontrando este equilíbrio e atendendo essas necessidades, o cliente ficará satisfeito e, com isso, se tornará um cliente fiel.

2. Analise o comportamento do público e da concorrência
Nessa hora é importante se perguntar: você sabe onde está o seu público? Tem algumas ideias para atingi-lo? Quais canais de comunicação você pode utilizar para interagir com eles? Selecione as mídias que trazem maior retorno para a sua empresa, sempre monitorando o desempenho para fazer os ajustes necessários. Saber quem são os concorrentes é sempre algo importante, assim como o público da sua empresa, e para fazer um planejamento de comunicação, você precisa compreender o comportamento de ambos. Pesquise as estratégias de marketing e vendas da concorrência, liste suas melhores práticas e observe seu posicionamento de mercado.

Nesse ponto use ferramentas de benchmarking entre outras pesquisas. Procure conhecer melhor as suas necessidades, os hábitos de consumo e as preferências do seu target. Assim conseguirá desenvolver mensagens mais personalizadas a cada perfil.

3. Defina objetivos e estratégias
Um dos primeiros passos de um plano de comunicação é o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados. E já conhecendo as etapas anteriores, você deve definir os objetivos para a sua comunicação: como atrair mais pessoas para a sua marca, gerar vendas, fidelizar os consumidores etc. Seja detalhista e, se possível, divida os objetivos por canal, por público ou de alguma maneira que fique mais fácil mensurar o que deve ser esperado de cada ferramenta de comunicação ou ação desenvolvida.

Lembre-se sempre de verificar se estes objetivos estão de acordo com a cultura, a missão e os valores organizacionais, além de contribuir para o posicionamento e os diferenciais do produto.

Com a definição desses objetivos, é a hora de definir as estratégias de comunicação para então começar a pôr em prática o seu plano.

Hoje em dia há muitos canais e muitas possibilidade de comunicação com o cliente, e não podemos dizer que um é melhor que o outro, mas sim qual é mais adequado para o seu plano.

Para isso, considere o perfil dos clientes e suas preferências de canais. Analise o ROI, o alcance e a afinidade de cada um deles para tomar suas decisões.

Dessa forma é possível dialogar de maneira satisfatória com todos os stakeholders.

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4. Monte o plano de ação
Uma das etapas mais importante para um projeto é o planejamento. Portanto, uma dedicação extra aqui irá te ajudar a aumentar as chances de obter sucesso no seu projeto.

O plano de ação é uma parte tática do seu plano de comunicação. É onde você irá definir as ações que levarão a sua equipe ao sucesso. Defina os recursos responsáveis, o meio de execução e os indicadores de resultados, que dirão se o seu plano de comunicação está se desenvolvendo como o planejado.

5. Elabore o orçamento
Fazer um plano de comunicação exige recursos, você precisa elaborar também o orçamento. Quanto investimento será necessário para atingir os objetivos determinados anteriormente? Detalhe o máximo possível os custos que estão envolvidos com o seu planejamento de comunicação e esteja preparado para fazer adequações caso seja necessário.

O ROI é bastante utilizado para essa viabilidade econômica de certos investimentos. Esse indicador é fundamental para que se possa analisar o desempenho pelo prisma financeiro e orçamental de cada projeto.

Ele é importante também para que as empresas avaliem seus objetivos e metas para assim redefinir suas estratégias de marketing, buscando outras alternativas e, se necessário, modificando o planejamento de suas campanhas.

Você pode conferir nossa outra postagem no blog que abordamos mais sobre as características desse marketing, como calculá-lo e suas vantagens: ROI marketing e suas características.

6. Crie um cronograma de execução
Criar um cronograma é algo fundamental para um plano de comunicação. Ele irá garantir que os seus objetivos e metas sejam cumpridos no prazo estimulado e também a avaliação de possíveis atrasos na entrega.

Ele também irá guiar as suas ações respeitando a sazonalidade do mercado e a capacidade de entrega da sua empresa. Um exemplo disso é: se o Dia das Mães está chegando, é ideal começar uma campanha de comunicação com antecedência para que a sua marca já fique presente na mente dos consumidores. E isso vale para todos os períodos que possam ser aproveitados pela empresa.

O fato é que quando a campanha é bem explorada, principalmente nas datas comemorativas, a sazonalidade é uma ótima oportunidade de alavancar vendas. Porém, fazer uma campanha de marketing sazonal que seja eficiente envolve mais do que listar datas e períodos do ano.

Lembre-se que o planejamento te ajuda a definir os caminhos que serão seguidos e, por isso, também é importante criar um cronograma para ter a percepção visual de todas as etapas do seu projeto. Com essa visibilidade, pode-se analisar todo o projeto e tomar decisões antecipadas bem como corrigir as rotas necessárias. Com isso você terá a chance de otimizar as atividades, acelerar os processos e definir com mais clareza as reais prioridades.

O cronograma também pode ser utilizado para medir o desempenho das equipes envolvidas no projeto e desenvolver alternativas eficazes para a melhor evolução do mesmo.

Procure ter um planejamento de no mínimo um ano. Embora seja interessante ter uma visão geral dos rumos da empresa, também é importante ter flexibilidade para acompanhar imprevistos, tendências e outras oportunidades que possam surgir no caminho.

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Não esqueça que durante a execução do seu plano de comunicação é importante ter a visão geral de tudo que está acontecendo na sua empresa, pois a partir desses pontos que você conseguirá otimizar os resultados, consequentemente, evitando sobreposições e gastos desnecessários.

Após tantas informações coletadas, é hora de agir. Para isso, siga o cronograma, sempre respeitando a data de início e de término de cada campanha, mensure os resultados e veja se os objetivos estão sendo atingidos de acordo com o ROI previsto para cada uma das ações.

Mantenha também a comunicação constante entre todos os membros que estão envolvidos nesse processo, pois a motivação e o engajamento do time são fatores importantes para o sucesso da implementação do plano.

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