8 erros na divulgação da marca

outubro 02, 2017
by Ready to Do

divulgação da marca

Na hora de divulgar uma marca, as redes sociais podem ser os veículos certos para esse tipo de comunicação. Elas são consideradas grandes e fortes ferramentas para o marketing de sua empresa.

Por isso, atuar de forma errada em uma delas – ou até mesmo em todas – pode causar diversos problemas e toda a sua estratégia de divulgação e relacionamento com os clientes falharem.

Pensando nisso, vamos apresentar alguns dos erros mais comuns na hora da divulgação da marca e que sua empresa não deve cometer, com intuito de ajudar você a se destacar entre os concorrentes e ter um desenvolvimento e gerenciamento mais promissor.


8 ERROS MAIS COMUNS

Depois de conhecer os erros de divulgação mais frequentes, a sua empresa estará menos propensa a cometê-los. Dessa forma, os efeitos vão ser melhores e o retorn, mais interessante. Confira:

  • Não planejar a imagem da empresa
Afinal, o que sua empresa quer comunicar? É importante se destacar, mas é preciso saber como se destacar. Não planejar o seu conteúdo é algo extremamente perigoso e, além de não criar uma mensagem consistente, tende a prejudicar a sua periodicidade.

Novas redes sociais surgem todos os dias, mas algumas não permanecem por muito tempo. Defina quem é o seu público, foque em quais redes sociais vale a pena investir e manter a sua imagem.

  • Não segmentar o conteúdo digital
Não adianta apostar em todos os lados. Se o investimento inicial for curto, é preciso avaliar bem onde apostar. A forma mais adequada para atingir o público-alvo com um investimento menor é entender as  ferramentas de segmentação.

As redes sociais mais populares têm meios fáceis de segmentar o seu público. Então, analise essas perguntas a seguir e tente respondê-las para configurar seu direcionamento antes de fazer a divulgação de qualquer conteúdo:

Qual o perfil do público que se interessa pelo conteúdo proposto? Qual a idade dele? Onde ele reside? Quais assuntos são do interesse dele? Qual a sua ocupação?

Todas essas e mais algumas informações detalhadas podem ser configuradas na hora da divulgação da sua campanha, e irão ajudar você a atingir o público certo para os objetivos da sua empresa.

  • Não ter um objetivo claro
Ter um site não é apenas suficiente. É preciso entender o porquê de estar na internet e o que você quer ganhar com isso. Se o seu objetivo é ganhar clientes, você precisa pensar em uma estratégia que vai usar para transformar aquele conteúdo que está produzindo em oportunidades de vendas; se o foco é gerar apenas engajamento, tem que pensar em que tipo de postagem consegue essa maior interação com o seu público-alvo.

Fidelizar essas pessoas que possuem o mesmo ideal que a sua empresa eleva a sua importância e pode garantir muitos seguidores que defenderão a sua marca até o fim e, consequentemente, lhe ajudarão a divulgar seu conteúdo da melhor forma.

Além disso, é preciso também conhecer um pouco de como o  marketing digital funciona; como escolher as melhores estratégias para cada um de seus objetivos, medir resultados e aprimorar ainda mais o seu trabalho. Isso irá ajudar em toda e qualquer estratégia de marketing que você aplicar.

  • Não documentar os acertos/fracassos
Mesmo com um planejamento adequado, algumas variáveis podem ocasionar em problemas – assim como uma estratégia pode acabar tendo muitos resultados positivos, mais do que você imagina. Todos esses erros e acertos devem ser documentados para futuros testes.

Seja através de repetição dos acertos ou revisão dos erros, documentar é essencial para montar estratégias futuras. Pode ser de uma forma simples ou um cronograma, anotar data, horários, quantidade de curtidas e taxar conteúdos através da qualidade de comentários, por exemplo.

Existem ferramentas como o  Google Analytics, por exemplo, que pode ajudar a documentar em dados relevantes a eficácia das suas ações no mundo digital. Mantenha tudo organizado de maneira que seja fácil consultar no momento em que você ou até mesmo seus funcionários estiverem planejando seus próximos passos no mundo digital.

  • Não ter conteúdo relevante
Mais do que propaganda, o marketing digital é movido por conteúdo. Sua empresa precisa abordar temas relevantes ao seu público, ajudá-lo a resolver os problemas e entender assuntos importantes. Isso gera algo valioso no mundo digital: a confiança.

Claro que a divulgação do seu produto/serviço deve ser feita, mas de formas diferentes. Leve seu cliente por todos os  estágios da venda; ajude-o a identificar suas falhas, a encontrar soluções e mostre a ele o quanto sua empresa é boa em resolver aquele tipo de problema.

Depoimentos e cases de sucesso, por exemplo, são ferramentas poderosas para quebrar qualquer tipo de resistência que o cliente tenha antes da compra. Tudo isso irá ajudar você a criar um forte vínculo com o cliente e deixá-lo cada vez mais próximo da sua empresa.

  • Medir tudo o que for possível
No mundo digital tudo pode ser medido, mas nem tudo é relevante. Acessos, visitas, leituras de postagem, engajamento nos comentários… São apenas dados sem nenhum significado quando não estão ligados diretamente a um objetivo. Saber o que fazer com eles e entender para que servem faz toda a diferença.

Mas como transformar esses dados em  informações relevantes? É preciso saber o que medir e, principalmente, relacioná-los ao seu planejamento. Se você colocou como objetivo do trimestre gerar engajamento nas suas redes sociais, por exemplo, que tipo de dados você vai medir para saber quais postagens conseguiram um bom resultado?

Se você tentar analisar tudo, vai acabar perdendo tempo, se confundindo e não chegando a nenhum lugar. Então a dica é: saiba o que medir!

  • Falta de execução
Ter um planejamento e saber como executá-lo é uma parte essencial do projeto. Para não ter falhas na execução, você precisa definir formas viáveis para que sua equipe possa manter a rotina de postagens e criação de conteúdo, pois um dos pontos mais importantes para o mundo digital é possuir uma periodicidade.

Algumas ferramentas, como o Facebook, presenteiam as páginas que mantêm frequência constante em suas postagens com um maior alcance de suas publicações. Já outras plataformas de conteúdo mais rico, como é o caso de blogs,  podcasts e canais de vídeos, geralmente conseguem um engajamento fixo que se acostuma a consumir um determinado conteúdo em dias específicos.

Então, um planejamento sem execução pode falhar quando você deixa para criar os materiais de última hora ou nem tira os planejamentos – de fato – do papel. Então faça um planejamento, coloque-o em execução e pratique.

  • Esperar resultados imediatos
O marketing digital não é uma ação imediata; é preciso muita estratégia. Funciona de forma incrível, mas é uma solução de longo prazo. Ela leva um certo tempo até atingir o engajamento e os dados necessários para gerar clientes e, consequentemente, um retorno financeiro.

Mas aqui vai uma dica: não depende apenas do marketing digital para fazer sua empresa funcionar. A jornada do comprador pode ser demorada – mas quando atinge um certo nível, os frutos aparecem gradativamente. E como atingir esse nível? É preciso esforço, estudo e dedicação.

Um dos maiores erros que as empresas cometem ao investir no mercado digital é acreditar que a estratégia trará resultados em curto prazo. Como todo tipo de projeto, essa estratégia também leva tempo para se aperfeiçoar, para ser planejada e ser executada para atingir bons resultados. Então persista, invista – além do seu dinheiro – seu tempo e atenção.

divulgação da marca

Promover um negócio é fundamental para o seu sucesso. É a partir de ações que novas pessoas são alcançadas, além de fortalecer o posicionamento da sua marca. Sem esse tipo de tática o estabelecimento ficaria estagnado, lidando com a falta de atenção e um menor poder de transações.

Muitos erros podem ser evitados ao traçar seu planejamento de marketing e começar a executá-lo. Não se esqueça de que nunca é tarde para concertar esses erros.

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