Comunicação integrada: potencialize os resultados

setembro 25, 2017
by Ready to Do

comunicação integrada


A comunicação integrada consiste no conjunto de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa, com o objetivo de agregar valor à sua marca com seus públicos.

O conceito é simples: a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) garante que todas as formas de comunicação e suas respectivas mensagens acompanhem um objetivo maior e único. Trata-se de analisar as funções estratégicas de todas as atividades de comunicação – assim, todos os esforços são somados, resultando em uma mensagem uniforme.
Shimp (1997:12): “…o processo de CIM começa focando o cliente ou prospect e então trabalha, a partir desse ponto, para determinar e definir as formas e métodos por meio dos quais os programas de comunicação deverão ser desenvolvidos.”
Ou seja, a mensagem que você quer transmitir precisa ser objetiva. Com boas estratégias a sua empresa irá transmitir credibilidade, clareza, transparência e confiabilidade ao seu público.

Essa comunicação pode representar não apenas uma vantagem competitiva, como também pode resultar em gastos desnecessários. Então, a seguir vamos saber um pouco mais de por que utilizar a comunicação integrada e os seus objetivos.


UTILIZANDO A COMUNICAÇÃO INTEGRADA

A comunicação integrada apresenta a oportunidade de construir e fortalecer os relacionamentos organizacionais. É necessário que a comunicação agregue valor para a empresa e para os membros com o mesmo interesse – ou seja, clientes, fornecedores, distribuidores etc.

É preciso estar presente em todos os canais em que seus clientes se encontram. Contudo, o maior desafio é conseguir unificar a mensagem e o posicionamento da empresa em todos esses canais. Essa unificação da mensagem e a utilização de diversos canais são o que caracteriza uma comunicação 360 graus, seja em ações externas de marketing ou troca de informações interna.

Desenvolvendo esse tipo de comunicação a empresa ganha mais força estratégica; afinal, com informações alinhadas entre todos os setores é possível ter um discurso mais claro com os públicos de interesse da marca.

Com isso, a CIM apresenta como principais objetivos:

  • Criar uma mensagem única e coesa que apresente a diferença da marca dos concorrentes e seja de fácil entendimento.
  • Fixar o produto e seus valores na mente do consumidor de uma forma que ela seja lembrada por ele.
  • Oferecer incentivo e informações para que o consumidor tenha vontade de adquirir seu produto/serviço e não da concorrência.
Atingir esses objetivos seria ótimo para a organização, não é mesmo? Por isso, no próximo tópico vamos explicar como funciona o processo da comunicação integrada.


O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

A comunicação está ligada à cultura organizacional. De maneira geral, os meios escolhidos para a disseminação das informações fazem parte de todo o planejamento. Para isso, é importante levar em consideração a cultura, os valores, a missão e os objetivos da sua organização – mas o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa.

A comunicação integrada garante a consistência da mensagem em quatro níveis: horizontal, vertical, interno e externo. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre cada nível:

  • Horizontal/Vertical
O horizontal vai do mix de marketing até todas as outras funções que são essenciais para uma empresa, como produção, administração, distribuição, comunicação e finanças.

Já o nível vertical são os objetivos da comunicação, que precisam estar alinhados à missão da empresa, definida através de um planejamento estratégico.

  • Interno/Externo
Em relação ao nível interno, todos da equipe precisam estar informados e alinhados a respeito do produto, novos anúncios e parcerias, para garantir que tenham autonomia, mas sempre tomando decisões consistentes.

Para começar com a comunicação integrada é importante integrar todas as equipes/núcleos/departamentos responsáveis por qualquer tipo de comunicação – por exemplo, as pessoas responsáveis pelas relações públicas, publicidade, assessoria de imprensa, vendas, marketing etc.

No nível externo, ao contrário do interno, se você precisar contratar um serviço de terceiros, precisa garantir que eles produzam conteúdos consistentes como aqueles que você produz para manter a personalidade da sua marca.

A partir do momento que você entende cada etapa, é importante que se comunique com a sua audiência sem a interferência dos ruídos e, com isso, garantindo uma decodificação limpa.

Agora que você entendeu mais sobre o processo da comunicação integrada, que tal entender como fazer uma boa comunicação?


FAZENDO UMA BOA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

comunicação integrada


A CIM é uma estratégia essencial para as organizações, contribuindo para que as empresas consigam potencializar a sua comunicação com maior impacto e se destacar no meio de tantos concorrentes.

Mas como apostar na CIM? Veja algumas dicas para integrar a comunicação na sua empresa:

  • Faça uma campanha 360 graus
Uma estratégia de 360 graus começa antes do momento da compra e continua depois que a compra foi realizada. Sua marca acompanhará o cliente em toda a sua jornada de compra.

Mas e como se comunicar de forma eficiente com seu cliente? Você, primeiramente, precisa entendê-lo, saber quais são as suas dúvidas, como poderá ajudá-lo a fazer suas escolhas, quais os canais de comunicação que ele utiliza etc.

Após saber claramente quem é o seu público, você terá uma ideia melhor de como será feita a abordagem e os melhores canais para acompanhá-lo em toda a sua jornada de compras.

Outro benefício, além do citado, é a fidelização dos clientes. Então, estruturar o posicionamento da organização, seja no ambiente virtual ou físico, faz com que o consumidor se sinta seguro e não opte por outra empresa. Um cliente satisfeito divulga a sua experiência positiva com a marca para todos da sua rede de contatos e isso tem um grande alcance na internet.

Quando a comunicação 360 graus está funcionando, os resultados são percebidos pelos clientes. Isso acontece porque profissionais bem-informados trabalham de maneira coerente com os objetivos do negócio e produzem mais. Assim, os resultados finais também serão melhores. Ao perceber que o posicionamento da companhia está bem estruturado, o consumidor também irá se sentir seguro.

  • Alinhamento com a comunicação digital
As redes sociais estão cada dia mais presente na vida de todos. Mas é preciso ter atenção na hora de realizar as publicações. Seguir a mesma linha é diferente de publicar o mesmo conteúdo em todas as redes. Os conteúdos postados devem ser diferentes e estar de acordo com cada mídia.

É importante, também, uma pesquisa de mercado e estar atento ao público que frequenta determinada rede social.

A comunicação integrada busca incentivar atitudes positivas direcionadas ao seu produto e estimular, provocar ou determinar a primeira compra ou até mesmo compras sucessivas. É extremamente necessário conhecer e analisar o processo de planejamento.


E COMO TER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ?

Uma marca pode possuir um grande valor agregado, ter uma alta qualidade e ser valorizada – e, mesmo assim, não conseguir atingir os seus objetivos de vendas e lucros se os clientes em potencial não conhecerem muito a respeito da sua empresa.

Para ter uma comunicação eficaz é fundamental, para a criação da marca, sempre visar estabelecer uma imagem positiva, baseada na sua identidade corporativa, sendo representada por seus produtos, serviços, soluções e benefícios oferecidos.

A possibilidade de diferenciação entre os concorrentes está na capacidade de compreender os desejos e as necessidades dos seus clientes, comunicar e trocar informações, e se adaptar com as mudanças, sempre sugerindo inovações.


comunicação integrada


Ter esse diferencial é uma ótima estratégia para se destacar no mercado. Um bom plano estratégico possibilita a otimização do processo de comunicação e permite um retorno financeiro para os seus negócios.

Então é importante dar destaque à sua mensagem principal, aquela que sua marca precisa e deseja expandir, sempre voltada para o seu nicho de mercado. Vale lembrar que o mais importante é que, independentemente do meio de comunicação que a mensagem será transmitida, a essência do seu negócio deve permanecer.

contato ready to do