Comunicação interna e seus benefícios

agosto 16, 2017
by Ready to Do

comunicação interna

Investir em uma comunicação com o seu público através de propaganda – dentre outras ferramentas – é importante para que a empresa ganhe visibilidade. Mas já analisou como a comunicação interna é importante? Porque nada adianta ter um bom público se a comunicação dentro da sua empresa for falha.

A comunicação interna garante que todos os funcionários estejam cientes do discurso oficial da organização, independentemente do momento, e é um grande diferencial que ajudará a fortalecer o seu negócio.

Além do que já foi citado, a comunicação interna é essencial para que os projetos dentro da empresa caminhem conforme o esperado, para que a produtividade seja maximizada através das conexões entre as pessoas, para que as informações rodem os departamentos de forma fácil e evitando erros entre todas as áreas.

Para compreender mais sobre a comunicação interna e a sua importância, os benefícios que ela traz para a sua empresa, os tipos de comunicação interna, e como realizá-la, continue com a gente!


O QUE É COMUNICAÇÃO INTERNA?

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A comunicação interna pode ser entendida como um conjunto de canais e ferramentas de comunicação de uma empresa. Ela visa facilitar a transmissão de mensagens dentro de uma organização – seja ela de forma vertical, abordando os setores de liderança para os setores inferiores ou vice-versa; ou de forma horizontal, que trata dos funcionários que atuam no mesmo nível, ou ainda entre departamentos e áreas da empresa.

Ela também é responsável por ajudar os funcionários a compreenderem os valores e os propósitos da organização na qual trabalham, além de compartilhar informações sobre a companhia. Também é fundamental manter a transparência com todos os departamentos e as pessoas conectadas.

Mantendo uma comunicação clara, os funcionários sentem que a empresa valoriza sua contribuição, fazendo com que os mesmos se tornem defensores da marca – ponto muito importante, já que eles são os mais prováveis embaixadores da sua empresa com o mercado!

Além disso, uma equipe motivada significa maior competitividade da organização em relação à concorrência, pois todos buscarão alcançar os melhores resultados.

Até aqui entendemos sobre comunicação interna, mas você conhece os tipos existentes para melhorar a comunicação da sua empresa? Veja a seguir:


E QUAIS TIPOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA EXISTEM?

Já explicamos o que é a comunicação interna e a sua importância dentro da organização. Mas você sabe quais são todos os tipos de comunicação? Existem várias formas de comunicação interna, sendo que elas podem variar de acordo com cada contexto e objetivo:

  • Comunicação escrita: pode ser realizada de diversos tipos, como quadros de avisos, placas informativas, e-mails, blogs internos etc. É um ótimo meio de manter os funcionários cientes de todos os acontecimentos e novidades dentro de sua empresa.
  • Comunicação oral: essa comunicação sustenta uma rede informal de comunicação; ou seja, aquela que a empresa não consegue controlar, pois são representadas pelas conversas entre as pessoas e sobre assuntos diversos.


Um bom clima organizacional e funcionários comprometidos fazem com que essa troca de informações seja positiva, mas muitas vezes os assuntos abordados referem-se a problemas entre as pessoas ou acontecimentos paralelos ao negócio ou, sobretudo, o que acontece na empresa e que precisa de melhorias.

O segredo aqui é monitorar e atuar de forma preventiva nos assuntos e não no canal.

  • Comunicação vertical: é aquela que percorre uma linha hierárquica; ou seja, ela ocorre entre indivíduos de níveis hierárquicos diferentes. Com isso, ela pode se desdobrar entre ascendente (que ocorre quando o subordinado se comunica com alguém de nível hierárquico mais elevado) ou descendente (quando os chefes se comunicam com os seus subordinados).
  • Comunicação horizontal: essa comunicação é feita entre pessoas do mesmo nível hierárquico, o oposto da comunicação vertical. Para que a comunicação nesse nível funcione, não é necessário que todos os envolvidos estejam no mesmo setor – basta que sejam apenas do mesmo nível hierárquico.
  • Comunicação diagonal: essa comunicação é baseada no fluxo de informações entre a chefia e elementos de outro grupo de trabalho quando ela exerce autoridade. Visa também o fluxo entre especialistas de diferentes áreas funcionais em diferentes níveis de gestão.



OS BENEFÍCIOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA

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É necessário que os funcionários tenham uma boa visão da organização e se sintam motivados, importantes para o sucesso do negócio. Veja aqui alguns benefícios da comunicação interna:

  • Redução dos ruídos
Você sabe o que são os ruídos da comunicação? É simples: qualquer elemento que interfira na transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. Agora, quando uma comunicação interna é bem aplicada, esses ruídos – boatos, rumores e afins – serão evitados/reduzidos dentro da sua organização. Nada como a transparência e a clareza na informação para evitar esse tipo de problema com os funcionários!

  • Produtividade
Quando os funcionários trabalham motivados e satisfeitos, não há dúvidas de que eles produzem mais do que os funcionários que trabalham desmotivados. O colaborador que entende o seu papel na organização – e sabe a sua importância – percebe como é fundamental desempenhar suas tarefas da maneira mais eficiente. Essa motivação faz com que a produtividade aumente; gerando, assim, benefícios para a sua empresa.

Um ponto importante para a comunicação interna é o treinamento e a capacitação dos profissionais através de reuniões, simples avisos, memorandos etc. Esses pontos podem ser importantes para a organização – por exemplo, o atendimento ao cliente.

  • Imagem e credibilidade
Opiniões negativas que partem da equipe sempre têm uma grande relevância para o público externo, já que é considerada uma opinião “forte” por vir de um funcionário. Então faça com que seu funcionário se sinta bem dentro do ambiente de trabalho para que essas opiniões não afetem o seu negócio.

Pense sempre que a facilidade com que as opiniões são compartilhadas na internet realçam ainda mais esse aspecto da comunicação interna. Você não vai querer que o nome da sua empresa fique ligado a publicações negativas, vai?

  • Minimização de efeitos de crises/Potencialização de resultados positivos
A transparência e a importância do funcionário entender o que realmente está acontecendo com o mercado e com a empresa possibilita que ele trabalhe em torno do que é necessário naquele momento e contexto. Seu foco e produtividade são direcionados para atividades que irão gerar o resultado esperado para alavancar novamente o negócio.

Quanto mais dinâmica for a sua comunicação interna, menos impacto negativo haverá nos casos de crises – o que pode ocorrer em qualquer empresa. Se por um lado ela reduz os efeitos da crise, por outro ela pode impulsionar os ganhos para a sua organização.

Entendeu sobre a comunicação interna e os benefícios que ela trás para a empresa? Com pequenas mudanças e baixos investimentos é possível melhorar o relacionamento entre seus funcionários e como eles se relacionam com a empresa, fortalecendo os pontos-chaves para todos, como credibilidade, confiança e qualidade.

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