Primeiros passos para fazer publicidade

julho 20, 2017
by Ready to Do

Fazer a publicidade de um produto não é uma tarefa fácil. Não é à toa que marcas como a Ford gastam mais de 2,55 bilhões de dólares por ano com publicidade nos Estados Unidos.

A publicidade – assim como a propaganda e o marketing – é uma área destinada a divulgar, promover e vender algum determinado produto ou serviço por meio de diferentes campanhas e estratégias, cada uma com um foco diferente.

A publicidade especificamente entra depois da existência e do desenvolvimento do produto, a fim de apenas divulgar e promover visando o alcance de um determinado nicho.

Nesse conteúdo iremos abordar temas, como:

  •   Identificar o problema
  •   Escolher a agência
  •   Criar um briefing
  •   Acompanhar o processo



IDENTIFICAR O PROBLEMA

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Antes de buscar uma agência ou pensar no briefing que irá entregar, é preciso identificar qual o seu problema ou a necessidade para se resolver nesse momento.

Essa necessidade pode ser muito variada: um produto a ser lançado, o reposicionamento de uma marca, o fortalecimento de uma campanha, uma ruptura de informação em algum canal, uma queda de vendas etc.

Independentemente do problema é importante tê-lo claro em sua mente, pois a partir dele você poderá pensar na escolha da agência e na definição da estratégia, já que cada ação de publicidade varia de acordo com o foco que lhe é colocado.


ESCOLHER UMA AGÊNCIA

A partir do momento em que se busca a solução desse problema, o passo seguinte é começar a procurar pela agência certa!

O importante a partir desse ponto é começar a entender estrategicamente o seu budget (orçamento), o seu prazo e a profundidade da solução que precisa.

Atualmente já existem muitas agências full-service que fazem publicidade tanto off-line como on-line; mas se o seu foco for somente a criação tática, de alguma peça específica, existem agências especializadas que fazem esse tipo de serviço e, por serem especializadas, os resultados podem ser muito mais efetivos – já que escopo, prazo e budget são a base para qualquer tipo de trabalho.

Caso já tenha uma agência fixa e queira apenas acrescentar alguma peça de comunicação de última hora ou complementar uma campanha, existem agência táticas que desenvolvem esses tipos de jobs.

São chamadas assim por trazerem a solução para problemas específicos, como o desenvolvimento de uma única peça, seja ela de PDV, digital, ATL, BTL. Essas agências não são responsáveis pela campanha como um todo, mas fazem parte da solução de pequenos processos e imprevistos do dia a dia.

De outro lado existem agências estratégicas, focadas em definir posicionamento de marcas e construção de branding. Elas lhe ajudam a entender problemas conceituais de forma mais macro ou até mesmo a descobrir qual necessidade a comunicação precisa atender. Estudam seu consumidor, fazem pesquisas e constroem conceitos.

Saber exatamente qual o problema a ser resolvido é importante por causa disso; através dele você saberá qual agência escolher.

Como sabemos que esse é um assunto que precisa ser tratado com mais afinco, também desenvolvemos um post pautado exatamente nesse assunto: Agências para cada tipo de job: como escolher? Confira lá!


CRIAR UM BRIEFING

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Normalmente um briefing é construído a quatro mãos. Você e o atendimento da agência trabalharão juntos, coletando informações para construir o briefing ideal para as suas necessidades.

No entanto, antes mesmo de ligar ou entrar em contato com a agência, é importante que já se tenha em mente todas as informações necessárias, principalmente para facilitar o processo e o resultado ser mais satisfatório.

As informações mais importantes que devem se manter claras na mente, são:

Público-alvo – Pense nas pessoas que você pretende atingir, que mais fácil irão se identificar com o produto. Essa definição de público envolve diversos tipos de informação, classe social, idade, renda, posição geográfica, interesses pessoais, comportamentos sociais e de compra, desejos, dentre outras informações que podem se tornar relevantes no desenvolvimento da campanha.

Produto – O que é o produto? Para que ele serve? Quais são seus atributos funcionais e emocionais? Por que foi produzido? Quanto mais informações e detalhes tiver sobre o produto, melhor irá munir a criação e o planejamento para desenvolver a campanha.

Compartilhe suas análises de marketing! Análise de mercado, análise da concorrência, matrizes como SWOT e BCG, bem como os objetivos de marca e comunicação são informações muito ricas para as agências!

É importante passar informações suficientes para que a agência consiga se moldar ao problema e entender o que você precisa. Quanto melhor o briefing, melhor será o resultado final na campanha. Afinal, todo o trabalho apresentado pela agência será resultado desse documento.


ACOMPANHAR O PROCESSO

Depois de já ter conversado com a agência sobre orçamento e materiais de comunicação a serem utilizados, é hora de acompanhar o processo e informar as alterações necessárias quando preciso.

É essencial verificar se a comunicação que está sendo passada condiz com o que a marca representa em relação aos objetivos de comunicação. É importante, aqui, colocar os conceitos da marca e respeitar as suas diretrizes acima dos seus gostos pessoais – afinal, a peça deve atender às necessidades da marca e não aos seus desejos.

Deve-se entender que o desenvolvimento de uma campanha ou peça é um processo construído aos poucos. Ajustes e adequações são inevitáveis e fazem parte do processo. Passe todas as suas dúvidas e considerações ao atendimento; revisite o briefing inicial, se necessário!

Ao chegar no resultado ideal é hora de entregar a peça ao consumidor e acompanhar os resultados. Ajustes de rota no seu plano de comunicação podem ser necessários e devem atender a respostas e efetividade atingidas. Lembre-se sempre que o seu target é um conjunto de pessoas e, por mais conhecimento que tenhamos dele, as respostas podem ser diferentes do esperado e as correções se tornam necessárias.


Boa sorte e acompanhe o nosso blog. Em breve teremos um post falando mais sobre campanhas, planejamento e planos de comunicação!

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